Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

DESTAQUES

07.04.23 O Papa Francisco celebra a Semana Santa

Celebrando o tradicional Lava Pés, após recuperação de uma breve internação hospitalar, Francisco nos lembra de como Jesus nos ama, mesmo com nossas imperfeições e falhas, pois seu amor não tem limites e trás o perdão de Deus para nós. Francisco também nos alerta quanto aos males e injustiças presentes no mundo.
 

 
In Coena Domini - Casal del Marmo
Papa Francisco celebra o Lava Pés -  Vatican News

 
 
13.07.22 O Papa surpreende de novo

Seguindo o que já vinha demonstrando antes, o Papa nomeia três mulheres à cargos de destaques na Igreja. Bons ventos e sinais de mudanças justas, que vieram com Francisco e entram para a história.
 

 
 
14.04 O Papa mais uma vez apela pela paz  

Tanta injustiça e mortes em meio a uma guerra deflagrada já fazem mais de 30 dias, e que só atende aos interesses de egoístas e maus, aos que no poder, distantes ou não, tiram vantagens de tanto sofrimento e dores, por meio de violências e mentiras, falsas promessas e jogos criminosos que ultrapassam bandeiras, cores, e fronteiras, blocos e ideologias.
 
Papa Francisco honra Cristo lembrando dos injustiçados e das vítimas dos violentos e mentirosos. Com coragem e humildade apela por deposição de armas, pedindo por uma trégua na Ucrânia.



“Deponham-se as armas, se inicie uma trégua pascal", implorou o Papa
Papa Francisco - Imagem VaticaNews

 
 
 
14.11  Uma homilia forte
 
 
Mais uma vez  atendendo o chamado  do Papa Francisco a celebrar o "Dia dos Pobres", num testemunho concreto da Igreja em sua opções pelos humildes,  Frei  Aloísio, fez uma celebração com uma homilia forte e linda.

Assistam  e desfrutem das sábias palavras e lindos gestos de amor ao próximo.
 

 
 
 
 
 
23.05  PENTECOSTES
 
 
Celebração de Frei Aloísio, na qual nos despedimos do Tempo Pascal e apagamos a Sírio, cuja a luz pela graça do Espírito Santo passa a existir em nós, em nossos corações e almas, guiando nossos gestos e nossas vidas para Jesus.
 




Que a luz e os dons do Espírito Santo tornem nossas vidas plenas de amor, paz e alegria  em Cristo, e esta graça de viver mais perto do Pai, partilhemos com todos pelo mundo.
 
Feliz Pentecostes! 
 
 
02.04.2021 A celebração da Paixão de Cristo na  Igreja de Nossa Senhora do Ó

Com a pandemia  e as restrições do governo do estado, as medidas de cuidados e distanciamento social foram respeitadas com poucos fies e algumas adaptações, mas sem deixar de fazer o mais importante, relembrar o sacrifício de Jesus para a salvação da humanidade, de todos aqueles que  por meio da fé e da obediência aos seus ensinamentos, conduzem suas vidas e reafirmam seus compromissos com Deus, como hoje apesar de todas as limitações. Não houve beijo no madeiro, nem muitas pessoas ou procissão, mas a fé em Cristo estava presente.

Foi assim que celebramos e estamos a viver a Páscoa em Pau Amarelo - Paulista PE.

 







Fotos da celebração da Paixão de Cristo em Pau Amarelo, por José Dilson. 


12.10.2020 A Igreja caminha melhor com o Papa Francisco
 
Com a postura de simplicidade e atenção com os humildes o Papa Francisco, reforça as  condutas de alguns  importantes atores sociais, que fazendo a leitura correta das palavras e ações de Cristo se posicionam em favor dos mais necessitados, com gestos concretos que mudam vidas ou ajudam a colocá-los em caminho mais seguro e justo, aproximando pessoas daquilo que deve ser o papel da verdadeira Igreja, aquela que o Santo Padre representa bem, e reconhece gestos de amor como os do padre Julio Lancellotti.

 

 
 

15.08.2020 A Igreja brasileira viveu momentos importantes nos últimos dias

Com a tragédia dos 100 mil mortos pela Covid19, onde há tristes episódios e muito sofrimento, parte significativa  destes por responsabilidade dos governantes e políticos, especialmente do governo Bolsonaro seus apoiadores e auxiliares,  diante da ineficácia ou inexistência de ações  adequadas de combate a pandemia, por parte do Ministério da Saúde e do seu ministro interino Eduardo  Pazuello, com a omissão da Justiça e do Congresso, a Igreja por iniciativa de bispos da CNBB e noutro momento por centenas de padres, que oportunamente, e acertadamente, denunciam o abandono das populações pelo governo, causando mortes desnecessárias.



A Igreja deve permanecer ao lado dos pobres, denunciar crimes e transgressões de poderosos contra os humildes, sempre, como fez Jesus e muitos santos, ou faz Papa Francisco, ou fazia Dom Pedro Casaldáliga que perdemos recentemente.
 
 
Morre dom Pedro Casaldáliga, o bispo que enfrentou latifundiários ...
Dom Pedro- Reprodução Google Imagens



 
11.06.2020 Papa Francisco, a igreja precisa viver "uma vida eucarística "





Em tempos tão difíceis com milhões de infectados pelo Covid19 no mundo, centenas de milhares de mortos por todas as partes, com sabedoria e resignação aos designios de Deus, Francisco é uma voz que nos lembra de Cristo, de como devemos enfrentar as dificuldades e buscar caminhos que nos aproximem do bem e da verdade, do amor de Jesus, e desta forma encontrar as curas que precisamos na luta contra a Covid19, e toda forma egoísta de manifestações e sofrimentos, que nos últimos dias se instalaram entre muitos, causando inquietações, medos e dores desnecessárias.

E na celebração do Pão da Vida, de Jesus Eucarístico no Corpus Christi, nos convida a termos atitudes adequadas ao momento, mas principalmente a termos "uma vida eucacaristica", uma vida em Cristo Jesus.

Ouçamos as palavras do Papa, e seu chamado a viver en Cristo!



27.10.2019 Papa Francisco, a igreja mais próxima dos povos indígenas

O Papa Francisco ao falar no encerramento do Sínodo da Amazônia, reconhece que a igreja precisa ouvir mais os povos da região, e adverte todos governos e sociedades a respeitarem tradições e povos amazônicos, explorados e abandonados, numa região onde os saques predominam e ameaçam nosso planeta, e se configura no que o Sínodo tenta definir e caracterizar como o Pecado Ecológico. 

O Sínodo para a Pan-Amazônia - CNBB 19.02 

Ao encerrar sínodo, Papa denuncia pilhagem na Amazônia - O Globo 27.10 

Francisco no Angelus: Sínodo, experimentamos a beleza de caminhar unidos para servir - Vatican News 27.10 


"O grito dos pobres, junto ao grito da terra, veio da Amazônia. Depois dessas três semanas não podemos fazer de conta de não tê-lo ouvido", disse o Papa no Angelus deste domingo. 

1572174435097.JPG
Papa Francisco - Angelus, imagem Vatican News

 
29.05.2019 Papa Francisco, não esperávamos menos dele, coerência e sensibilidade cristã

A manifestação do Papa por meio de carta ao ex-presidente Lula, é um bom exemplo de uma ação digna de um cristão exemplar, onde prevalece o amor, a fraternidade e o respeito a dignidade humana.

Parabéns Francisco, estamos ao seu lado!

Significados da Carta do Papa Francisco ao ex presidente Lula - Brasil247 29.05 

Vaticano
Papa Francisco - imagem reproduzida do Brasil247

Eis a íntegra da carta: 
 
Estimado Luiz Inácio,

Recebi sua atenciosa carta do passado 29 de março, com a qual, além de agradecer a minha contribuição para defesa dos direitos dos mais pobres e desfavorecidos dessa nobre nação, me confidenciava seu estado e ânimo e comunicava sua avaliação sobre o contexto sócio-político brasileiro, o que me será de grande utilidade.

Como assinalei na mensagem para o 52 Dia Mundial da Paz, celebrado no passado 1 de janeiro, a responsabilidade política constitui um desafio para todos aqueles que recebem o mandato de servir ao seu País, de proteger as pessoas que habitam nele e de trabalhar para criar as condições de um futuro digno e justo. Tal como meus antecessores, estou convencido de que a política pode tornar-se uma forma eminente de caridade, se for implementada no respeito fundamental pela vida, liberdade e dignidade das pessoas.

Nesses dias, estamos celebrando a ressurreição do senhor. O triunfo de Jesus Cristo sobre a morte é a esperança da humanidade. A sua Páscoa, sua passagem da morte à vida, é também a nossa Páscoa. Graças a ele, podemos passar da escuridão para luz, das escravidões desse mundo para liberdade da terra prometida. Do pecado que nos separa de Deus e dos irmãos para a amizade que nos une a ele. Da incredulidade e do desespero para alegria serena e profunda de quem acredita, no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e salvação vencerá a condenação.

Tenho presente das duras provas que o senhor viveu ultimamente, especialmente da perda de alguns entes queridos, sua esposa Marisa Letícia, seu irmão Genival Inácio e, mais recentemente, seu neto Arthur de somente sete anos- quero lhe manifestar a minha  proximidade espiritual e lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus.

Ao assegurar-lhe minha oração a fim de que, neste tempo pascal de Júbilo,  a luz de cristo ressuscitado o cumule de esperança, peço-lhe que não deixe de rezar por mim.

Que Jesus o abençoe e a Virgem santa lhe proteja.

Fraternalmente.

Francisco


-------------------------------------------------------------

11.02.2019 Um pais que tem por governantes, insensatos que tentam silenciar as vozes que se levantam contra abusos e omissões do Estado e poderosos, vêem inimigos em quem tem o bem por vocação e escolha.

Governo evangélico abre guerra contra a igreja católica - Brasil247 11.02.2019

Os servos do Senhor que fazem trabalhos verdadeiros, e vez ou outra são alvos de crimes e perseguição, onde o governo é no mínimo omisso, agora são tratados como inimigos, pois podem abrir os olhos dos pobres com a verdade e com o bem.

Um episódio lamentável no mínimo, um governo com viés autoritário e que não respeita direitos essenciais, quer agora determinar limites a atenção da Igreja de Cristo, influenciar seus caminhos e quem sabe impedir que os bispos ratifiquem sua opção pelos pobres, excluídos, esquecidos, abandonados ou perseguidos pelo Estado e pelos poderosos, que fecham os olhos para assassinatos de índios, camponeses, jovens, religiosos, sindicalistas, ativistas e miseráveis, só para citar.

Hipócritas que atacam religiosos e pessoas dedicadas, que estão volta e meia como alvos e vítimas, e se uniram aos que precisam de apoio e pastores verdadeiros, e recebem desconfiança e retaliações de  maus, pois se dedicam e planejam o bem, cuidam de nossas moradas, aqui e com Deus.

Agem mal, numa demonstração da fraqueza de um governo apequenado, pois sabem que a Igreja ao lado dos pobres é uma força real, capaz de mudanças, ainda que sustentada na paz e no amor de Cristo.

A Igreja faz bem em discutir e planejar ações em prol dos pobres abandonados, das populações indígenas perseguidas assim como os camponeses, favelados, sem tetos e outros humildes, e tem o dever de ser voz e indutora de transformações, para o bem daqueles que junto a ela caminham em Cristo.

Loucos, como no passado fazem inimigos, os que semeiam o bem.

A Igreja está do lado certo, faz a opção pelos pobres. É o que deseja Francisco, servo de Jesus!

-------------------------------------------------------------


12.12.2018 Um dia triste para nós católicos brasileiros


O Brasil, tão negativamente atingido e exposto nos últimos tempos, vive mais um momento de dor e de desequilíbrios, ainda que a princípio pareça apenas um ato transloucado, de uma pessoa com problemas, que sem amarras provoca uma tragédia nas vidas de muitos, e mata pessoas que na Igreja, em Campinas foram buscar apoio e um pouco do amor de Deus.

Mas é este trágico dia 11, fruto de muito ódio e percepção equívocada de vida em sociedade, onde alguns se colocam como detentores de uma liberdade ou diretos, que justificam violências, desrespeitos, perseguição e até matar desafetos ou aqueles que não comungam de seus pensamentos, e que parecem transcender a desejos e pensamentos antes reprimidos, graças a atos recentes de políticos e seus apoiadores, sem escrúpulos ou freios.

O que aconteceu em Campinas, também é fruto da intolerância, mentiras, fantasias e imagens públicas inventadas e disseminadas, que induzem "fracos" a atos irracionais e a erros graves, ou a reforçar uma cultura de morte, que impõe tragicamente, a resolução de problemas e conflitos, (ainda que pessoais e distorcidos), pelas armas, com violência, longe de Cristo.

Nossos sinceros pêsames as vítimas e parentes! Triste momento de dor. Jesus tenha misericórdia de todos nós.


Em diário atirador de Campinas cita perseguição e massacre de Realengo. UOL 12.12


----------------------------------------------------------------------------------------

31.05.2018 CNBB movimentos e passividade

A nota de apoio da CNBB divulgada durante a semana, sobre a greve dos caminhoneiros, foi uma manifestação necessária mas aquém do que o momento vivido pelos brasileiros exige, e de alguma forma revela a distância que mantém a entidade dos que dela precisam, em momentos difíceis recentes, onde violência e injustiças cabiam manifestação contundente de condenação e chamado ao respeito aos indivíduos e suas garantias e direitos. Vale ressaltar que mesmo distante, o Papa Francisco não se omitiu de mandar a sua mensagem quando da ocasião, dando o bom exemplo.

A Igreja deve zelar pelo bem do povo, e diante de ameaças a direitos e a Constituição, e ao processo de sucessão dos governos por meio de eleições, não deve ficar omissa, pois faz parte de seu papel evangelizador e condenar ameaças ao bem e as injustiças, e aos meios que a eles conduzem, sem que necessariamente haja tomada de partido, senão pela verdade.

 Que as celebrações do Corpus Christi, faça nossos pastores relembrarem seu papel social! 

----------------------------------------------------------------------------------------


15.04.2018 CNBB reunida em Aparecida SP


Muitos desafios cercam nossa Igreja aqui no Brasil, assim como no mundo, mas vale lembrar que a base de nossa fé é o amor, que nos conduz na direção da unidade com Jesus, e através dele com Deus, por isso em tempos tão difíceis e de injustiças e violências, é em Jesus e seu exemplo que devemos nos apegar. E muito nos ensina os gestos e palavras do Papa Francisco, a quem também deveriam recorrer todos que se dizem ou são pastores de nossa Igreja, esquecendo a temporalidade dos poderes.

Expressamos nossa solidariedade com o padre José Amaro, e com os que sofrem com sua prisão ainda obscura, numa região em conflito onde outros irmãos tombaram em decorrência de ações covardes, violentas e injustas. Deus os proteja!

Aproveitamos para saudar Dom Angélico Sândalo - SC, por sua coerência e coragem, como bom cristão e servo obediente e atento a missão dada por Cristo. Seja firme!


Aparecida SP Conferência da CNBB - Imagem Brasil247

Desejamos aos membros da CNBB - CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL,  reunidos em Aparecida, uma total comunhão e sintonia com Cristo.


Que o Espírito Santo de Deus, ilumine a mente de todo aquele pastor que deseja sinceramente seguir os passos de Jesus Cristo, e retire do seio da Igreja os que se perverteram pelas vaidades, vícios e excessivo compromisso com o poder, com os poderesos, com o dinheiro e todas as estruturas corrompedoras das almas e dos cristãos, ou que esqueceram o que é ser irmão e servir a Jesus. Que Jesus venha em auxílio a Igreja e a tire dos intentos maus, e dos que se omitem ante a opressão dos humildes, e das violações e violências que um dia Cristo denunciou e combateu em sua caminhada com Deus, enquanto homem entre nós.

----------------------------------------------------------------------------------------


30.03.2018 Leiam no link todo o texto, Papa Francisco, ora e nos alerta para as ações que devem nos envergonhar.


Celebrando a Paixão de Cristo, Papa Francisco nos abre os olhos, e adverte-nos sobre todas as ações más e que ferem os princípios cristãos, com lucidez e verdade.

Feliz Páscoa!


LEIAM E REFLITAM! JESUS ABENÇOE TODOS!

----------------------------------------------------------------------------------------

14.09.2017 Celebramos os 45 mil acessos aos nossos conteúdos


Ontem, atingimos a importante marca de 45 mil acessos, algo maravilhoso, considerado os recursos mínimos que dispomos, e não contarmos com campanhas e serviços ou sistemas de divulgação, além do que é oferecido gratuitamente na plataforma do Blogger Google. É graças a isso, e claro as bênçãos de Deus, que levamos nossa mensagem a pessoas de cerca de 97 países diferentes. OBRIGADO!

Mas agora vale destacar aquilo ao qual nos dedicamos, semear mensagens que nos conduzam a Cristo, e por meio dele ao Pai.  Nada melhor no mês da Bíblia, que ter a orientação do Santo Padre, que após algumas semanas sem celebrar a liturgia, em sua recente homilia nos alerta para questões essenciais da fé, quanto ao risco de  distorcermos o real significado da cruz, ou dele esquecermos. Disse Francisco:


Nas palavras dele, "um Cristo sem cruz não é um Senhor: é um mestre, nada mais que isso..." 

Mas a cruz seria um "mistério trágico"...

Leiam no link todo o texto, e reflitam!

----------------------------------------------------------------------------------------
20.05.2017  Uma longa agonia para o Brasil


Pouco mais de trinta dias transcorreram desde o último destaque, preocupante e triste, mais uma vez nos vemos envoltos em trevas que são fomentadas pela maldade de pessoas sem compromissos e escrúpulos, provando que o Brasil mergulha em  um lamaçal e escalada de violências e crimes enormes ou iminentes, alguns perpetrados por poderosos no governo e na condução do país. Uma agonia que mostra ser longa e ruim nossas perspectivas futuras, e que ganha mais e mais força contra as esperanças e os verdadeiros interesses do povo brasileiro, esquecido e ignorado pelos poderosos.

Fica mais clara a dimensão do quanto estamos a mercê de circunstâncias perigosas e criminosas, que tendem ainda a arrastar o país e o brasileiros a situações delicadas, até que um inspirado por Deus surja para capitanear nossos rumos, algo que esperamos seja breve e sincero, e nós não nos referimos a dimensão de um inspirado pastor, mas apenas um temente e mortal homem de bem, e com convicções verdadeiras e cristãs, se é que teremos esse líder em nosso horizonte e país.

O que não é possível é continuar a mercê de bandidos, e correndo risco de um outro ser alçado ao poder com a possível queda do presidente Temer, pelas mãos e votos de pessoas que são acusadas e denunciadas e permeiam nossas instituições políticas como o Congresso e a Câmara, por exemplo.

Oramos para que escutem o povo, e vozes como a da CNBB, sinceras e preocupadas em levar luz ao povo e a nossas instituições, antes que se agravem as já difíceis condições sociais em curso.


Pela Ética na Política
Nota da CNBB sobre o Momento Nacional
“O fruto da justiça é semeado na paz” (Tg 3,18)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por meio de sua Presidência, unida aos bispos e às comunidades de todo o país, acompanha, com espanto e indignação, as graves denúncias de corrupção política acolhidas pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo a Constituição, Art. 37, é dever de todo servidor público, principalmente os que detêm elevadas funções, manter conduta íntegra, sob pena de não poder exercer o cargo que ocupa.
Tais denúncias exigem rigorosa apuração, obedecendo-se sempre as garantias constitucionais. Apurados os fatos, os autores dos atos ilícitos devem ser responsabilizados. A vigilância e a participação política das nossas comunidades, dos movimentos sociais e da sociedade, como um todo, muito podem contribuir para elucidação dos fatos e defesa da ética, da justiça e do bem comum.
A superação da grave crise vivida no Brasil exige o resgate da ética na política que desempenha papel fundamental na sociedade democrática. Urge um novo modo de fazer política, alicerçado nos valores da honestidade e da justiça social. Lembramos a afirmação da Assembleia Geral da CNBB: “O desprezo da ética leva a uma relação promíscua entre os interesses públicos e privados, razão primeira dos escândalos da corrupção”. Recordamos também as palavras do Papa Francisco: “Na vida pública, na política, se não houver a ética, uma ética de referimento, tudo é possível e tudo se pode fazer” (Roma, maio de 2013). Além disso, é necessário que saídas para a atual crise respeitem e fortaleçam o Estado democrático de direito.
Pedimos às nossas comunidades que participem responsável e pacificamente da vida política, contribuam para a realização da justiça e da paz e rezem pelo Brasil.
Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nos ajude a caminhar com esperança construindo uma nova sociedade.
Cardeal Sergio da Rocha                             Dom Murilo S. Ramos Krieger
Arcebispo de Brasília                                  Arcebispo de São Salvador da Bahia
Presidente da CNBB                                   Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB 

----------------------------------------------------------------------------------------



27.04.2017  Triste destino forjam para o Brasil


Há apenas algumas horas um duro golpe foi imposto ao povo brasileiro, sobre falsos pretextos de modernizar a legislação e gerar emprego, um grupo de "representantes do povo" aprovou a Reforma Trabalhista na Câmara Federal.  Na prática o que fizeram guiado por interesses próprios e de grandes grupos econômicos e empresariais, dentre outros, foi rasgar as garantias básicas de emprego e remuneração mais justas, para criar instrumentos de ampliação de lucros e exploração especialmente dos que dispõem de uma menor capacidade de representação e mobilização social e trabalhista.

Amplia-se um espectro de horror em implantação no Brasil, com menos justiça social, mais miséria e incertezas, e condições de trabalho, garantias e vida mais degradadas e potencialmente destrutivas.

Os que agem assim, empresários financiadores de grupos de pessoas maculadas por denúncias de corrupção, políticos "supostamente" desonestos que estão junto com outros em muitas esfera do poder, levam ao Brasil mentiras e maldades que não tardam em se manifestar com a degradação do tecido social e da dignidade de muitos humildes  no país.  LAMENTÁVEL!  TEMERÁRIO! 

Louvamos a iniciativa da CNBB e da Igreja pelo país e polo povo, ao se opor a tais ações destrutivas e que afetam os mais pobres!   Conclamamos a GREVE GERAL dia 28 e a maior mobilização de todos os homens e mulheres de bens, e de nós cristãos contra esta atitude anticristã em curso.

A posição da CNBB sobre a greve geral convocada para o dia 28 - Rádio Vaticano


Brasília (RV) - “Consideramos fundamental que se escute a população”, afirma o Secretário Geral da CNBB,  Dom Leonardo Steiner, ao comentar a convocação de uma greve geral para o dia 28 de abril, contra as reformas da Previdência e trabalhista apresentadas pelo Poder Executivo e em tramitação no Congresso Nacional.
Às vésperas da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem início neste dia 26 em Aparecida (SP), o Bispo auxiliar de Brasília (DF) concedeu uma entrevista tratando da posição da entidade sobre as manifestações. Dom Leonardo considera “fundamental que se escute a população em suas manifestações coletivas”.
Qual é a posição da CNBB sobre a anunciada greve geral do dia 28 de abril?
A partir de amanhã, quarta-feira, 26 de abril, os bispos estarão reunidos em assembleia geral, em Aparecida (SP). A assembleia é a instância suprema da Conferência e dela pode sair novo posicionamento. Posso agora, reafirmar o que o Conselho Permanente da CNBB já declarou em Nota: “Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados”.
Nesse sentido, consideramos fundamental que se escute a população em suas manifestações coletivas. Claro que nosso olhar se dá na perspectiva da evangelização e nossa posição brota das exigências do Evangelho. E isso significa reafirmar a busca do diálogo, da paz e do entendimento. Na afirmação dos bispos está a orientação de que esses momentos sejam marcados pelo respeito à vida, ao patrimônio público e privado, fortalecendo a democracia.
Qual o impacto de uma greve geral neste momento? 
Certamente o conteúdo das manifestações se dará no sentido de defesa dos direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, de modo muito particular dos mais pobres. O movimento sinaliza que a sociedade quer o diálogo, quer participar, quer dar sua contribuição. Reformas de tamanha importância não podem ser conduzidas sem esse amplo debate.
O Congresso Nacional e o Poder Executivo, infelizmente, têm se mostrado pouco sensível ao que a sociedade tem manifestado em relação às reformas. Os brasileiros e brasileiras desejam o bem do Brasil e para construir uma nação justa e fraterna querem participar das discussões e encaminhamentos.
É oportuno apresentar propostas de reformas na atual conjuntura?
O Brasil vive um momento particular de sua história, uma crise ética. Há situações de enorme complexidade nos quais estão envolvidos personagens do cenário político, sem falar da crise econômica que atinge a todos. Como encaminhar mudanças sem o respaldo da sociedade? Propostas de reformas que tocam na Constituição Federal, no sistema previdenciário, na CLT merecem estudo, pesquisa e aprofundamento. Sem diálogo não é possível criar um clima favorável que vise o bem do povo brasileiro.
(CNBB)

----------------------------------------------------------------------------------------



04.04.2017  Reprodução integral da nota da CNBB condenando a "Reforma da Previdência"

Dada a importância do tema e a necessidade de proteger os menos favorecidos e os futuros trabalhadores e aposentados brasileiros, decidimos reproduzir integralmente o texto da CNBB, destacando a preocupação da Igreja com o bem social e o povo, nem sempre considerado nos planos dos governantes e poderosos, como percebemos nas ameaças as garantias e direitos dos aposentados.


NOTA DA CNBB SOBRE A PEC 287/16 – “REFORMA DA PREVIDÊNCIA”

“Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam no chão”
 (Amós 5,7)
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, dos dias 21 a 23 de março de 2017, em comunhão e solidariedade pastoral com o povo brasileiro, manifesta apreensão com relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, de iniciativa do Poder Executivo, que tramita no Congresso Nacional.
O Art. 6º. da Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a Previdência seja um Direito Social dos brasileiros e brasileiras. Não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os Direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio.
Abrangendo atualmente mais de 2/3 da população economicamente ativa, diante de um aumento da sua faixa etária e da diminuição do ingresso no mercado de trabalho, pode-se dizer que o sistema da Previdência precisa ser avaliado e, se necessário, posteriormente adequado à Seguridade Social.
Os números do Governo Federal que apresentam um déficit previdenciário são diversos dos números apresentados por outras instituições, inclusive ligadas ao próprio governo. Não é possível encaminhar solução de assunto tão complexo com informações inseguras, desencontradas e contraditórias. É preciso conhecer a real situação da Previdência Social no Brasil. Iniciativas que visem ao conhecimento dessa realidade devem ser valorizadas e adotadas, particularmente pelo Congresso Nacional, com o total envolvimento da sociedade.
O sistema da Previdência Social possui uma intrínseca matriz ética. Ele é criado para a proteção social de pessoas que, por vários motivos, ficam expostas à vulnerabilidade social (idade, enfermidades, acidentes, maternidade…), particularmente as mais pobres. Nenhuma solução para equilibrar um possível déficit pode prescindir de valores éticos-sociais e solidários. Na justificativa da PEC 287/2016 não existe nenhuma referência a esses valores, reduzindo a Previdência a uma questão econômica.
Buscando diminuir gastos previdenciários, a PEC 287/2016 “soluciona o problema”, excluindo da proteção social os que têm direito a benefícios. Ao propor uma idade única de 65 anos para homens e mulheres, do campo ou da cidade; ao acabar com a aposentadoria especial para trabalhadores rurais; ao comprometer a assistência aos segurados especiais (indígenas, quilombolas, pescadores…); ao reduzir o valor da pensão para viúvas ou viúvos; ao desvincular o salário mínimo como referência para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a PEC 287/2016 escolhe o caminho da exclusão social.
A opção inclusiva que preserva direitos não é considerada na PEC. Faz-se necessário auditar a dívida pública, taxar rendimentos das instituições financeiras, rever a desoneração de exportação de commodities, identificar e cobrar os devedores da Previdência. Essas opções ajudariam a tornar realidade o Fundo de Reserva do Regime da Previdência Social – Emenda Constitucional 20/1998, que poderia provisionar recursos exclusivos para a Previdência.
O debate sobre a Previdência não pode ficar restrito a uma disputa ideológico-partidária, sujeito a influências de grupos dos mais diversos interesses. Quando isso acontece, quem perde sempre é a verdade. O diálogo sincero e fundamentado entre governo e sociedade deve ser buscado até à exaustão.
Às senhoras e aos senhores parlamentares, fazemos nossas as palavras do Papa Francisco: “A vossa difícil tarefa é contribuir a fim de que não faltem as subvenções indispensáveis para a subsistência dos trabalhadores desempregados e das suas famílias. Não falte entre as vossas prioridades uma atenção privilegiada para com o trabalho feminino, assim como a assistência à maternidade que sempre deve tutelar a vida que nasce e quem a serve quotidianamente. Tutelai as mulheres, o trabalho das mulheres! Nunca falte a garantia para a velhice, a enfermidade, os acidentes relacionados com o trabalho. Não falte o direito à aposentadoria, e sublinho: o direito — a aposentadoria é um direito! — porque disto é que se trata.”
Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados.
Na celebração do Ano Mariano Nacional, confiamos o povo brasileiro à intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Deus nos abençoe!
Brasília, 23 de março de 2017.

Cardeal Sergio da RochaArcebispo de Brasília
Presidente da CNBB
Dom Murilo S. R. Krieger, SCJArcebispo de São Salvador da Bahia
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB


----------------------------------------------------------------------------------------


02.02.2017  Falecimento da ex-primeira dama Sra. Marisa Letícia, SP - Brasil

Sinceros votos de pesar e respeito, e que Deus conduza a caminhada dos que perderam sua companhia, e lhes dê o necessário a superar todas as dificuldades e injustiças!

Como cristãos e pessoas sujeitas as dificuldades da vida, entendemos o momento, e oramos para que Deus condeda paz, que se estenda a família e ao nosso povo, tão marcado por momentos ruins.

A imagem pode conter: 1 pessoa, barba e atividades ao ar livre
Imagem do ex-presidente Lula e a Sra. Marisa Letícia perfil Lula





----------------------------------------------------------------------------------------



14.01.2017 Num início de ano muito difícil aos brasileiros, falta a alguns governante sensatez e respeito a dignidade humana, é o que se deduz da fala do Papa


Francisco lembra governantes brasileiros que é preciso dar dignidade aos  encarcerados, e que não se pode admitir que ocorram episódeos de brutalidade e violências como os que ocorreram nas primeiras horas de 2017, enquanto membros do governo Temer davam declarações infelizes.

Falta o devido respeito, dentre outras coisas, entre os que cuidam de políticas de segurança no Brasil.

Papa francisco massacre amazonas condicoes dignas presos - Pragmatismo Político 05.01

----------------------------------------------------------------------------------------


18.12.2016 Gestos como eses nos fazem crer em nossa Igreja


No Vaticano, mesmo o Papa Francisco tem dificuldades de conduzir a Igreja na direção correta, em harmonia e a serviço dos pobres, pois o poder e o capital ameaça também devido a cumplicidade de alguns conservadores que se habituaram a uma relação de promiscuidade com o dinheiro ou cargos.

Mas nos dá esperanças perceber a forma como o Papa gera momentos de humildade e verdade, como esses em que comemorou seu aniversário com os pobres. Digno dos gestos de Jesus, mas ele precisa de nosso apoio e força para evitar que a Igreja seja mantida presa a coisas indejesáveis, oremos por ele e para qie o Espírito Santo continue a iluminar suas decisões e ações.


Papa conversou com cada um dos convidados sem-teto, sendo quatro italianos, dois romenos, um moldavo, dois romenos e um peruano (Foto: L'Osservatore Romano/AP)





Resultado de imagem para dom paulo evaristo
Cardeal Dom Paulo
 - Googo Imagem
Por falar em Igreja, o Brasil perde um dos seus maiores símbolos em matéria de serviço cristão e dedicação aos pobres, morreur nesta semana Dom Paulo Evaristo Arns, que em momentos de dificuldades junto com outro grande cristão Dom Helder Câmara (há muito falecido) serviu de lastro aos que buscavam consolo e justiça. Um grande exemplo de serviço a Cristo deixou Dom Paulo Arns.



Dom Helder e Dom Paulo Evaristo Arns - imagem Foco Brasil

Dom Paulo Evaristo Arns, o cardeal da democracia - Vermelho 14.12

----------------------------------------------------------------------------------------


19.11.2016 Sobriedade e unidade seria melhor 


Não é de hoje que a imprensa divulga e levanta rumores dos bastidores do Vaticano, ainda que verdadeiros certos questionamentos e abordagens, da forma como amplificam ou destacam nem sempre é positivo e adequado.  Mesmo assim há muito o que dizer sobre a necessidade de unidade, e do despojamentos que se fazem necessários para permitir que o Papa Francisco faça as adequações necessárias a renovação da Igreja, pois esse também é seu papel, que vai além de preservar a doutrina e passa por trazer vida nova, esperança e amor renovados, para os fieis e para a Igreja, e interpretar melhor alguns ensinamentos que possam ter sido inadequadamente compreendidos e praticados, é uma tarefa que cabe ao Papa provocar.  Como guia ele deve estar atento aos aspectos que possam dar vitalidade e iluminar o corpo e mebros da Igreja em Cristo.

Mesmo com os exageros da imprensa, cabe-nos destacar como estão sendo vistos alguns movimentos internos e reações públicas a atos do Papa,  E ainda assim fazer um comentário sério e de apoio ao Papa, pois sempre acreditamos que o Espírito Santo interveio desde a sua escolha, para o nosso bem.

Quem são os cardeais rebeldes que acusam o papa Francisco de heresia - Folha UOL 16.11

Queremos lembrar, que Francisco tem dado respostas a uma série de questões cruciais internas ao catolicismo, que refletem ou resultam numa imagem e em ares melhores mesmo fora de Roma. As questões relativas ao acolhimento de quem está afastado, o reforço as transformações para uma Igreja mais humlide e próoxima dos fieis, focada mais no amor do que em poder e dinheiro, além de outros problemas combatidos, desde a corrupção a pedofilia que ameaçam estruturas reliigiosas, etc.

In this Nov. 10, 2016 photo, a diver catches his breath over the fish he just caught, along the malecon seawall in Havana, Cuba. For Cubans, taking advantage of the fishing in water largely protected by Cuba's lack of development remains a challenge. For all but the wealthiest, even the smallest private boats and the fuel for them are too expensive. (AP Photo/Ramon Espinosa) ORG XMIT: XRE305
Foto  AFP - reproduzida da Folha UOL.
Talvez a exposição pública se torne um problema que não se deseja, pelo foco e distorções que recebe, mas se houve, então cabe-bos tratar de alguns aspectos importates, que resumimos em:

Ventos que trazem novos ares a velhos e escuros porões, causam alguma agitação e levantam velhas e mal cheirosas poeiras, mas também as dissapam rapidamente. Cristo quando anunciou seu Evangelho e viveu com amor e fidelidade ao Pai, incomodou os velhos e conservadores "proprietários" da fé. Torcemos para que o Papa Francisco obtenha êxito em suas ações inspiradas pelo Santo Espírito de Deus, para o bem de toda a Igreja.

----------------------------------------------------------------------------------------

07.09.2016 CNBB ajuda a organizar o Grito dos Excluídos

Em conformidade com as ações pastorais de décadas recentes, a CNBB e outras entidades católicas ajudam na organização de protestos em favor dos excluídos pelas sociedades, na defesa de direitos e políticas concretas de inclusão social no Brasil, que torne mais justa e fraterna nossa convivência. 


E o Papa Francisco dá mais uma lição aos cristãos, não se mostrando aderente aos que agem de formas injustas, sejam quem for, e mesmo sendo também um chefe de estado, que em algumas situações tem compromisso com protocolos, não se dobra a hipocrisia ou para servir aos interesses de alguns poderosos.  Francisco declarou incerta sua vinda ao Brasil em 2017, e fala solidário ao povo humilde, considerando que o país vive um momento triste como a situação atual. Algo que não necessita de interpretações, e não pode ser objeto de manipulações. O fato tem sido notícia no Brasil.


O papa Francisco durante uma celebração - Foto: Foto: Mazur/catholicnews.org.uk
O papa Francisco durante uma celebração – Foto: Foto: Mazur/catholicnews.org.uk Imagens obtida na página Brsasileiros
Coerente com o papel maior de pastor da Igreja, Francisco defende os mais pobres e necessitados, sem demonstrar simpatias políticas, mas concentra-se nos valores cristãos que norteiam a Igreja, e apesar disso por ser enfático e sincero nas suas ações, já recebeu rótulos com intenções de desqualificá-lo, tais como os que os rotulam de comunista, etc.  Algo lamentável e injusto.



Hoje é 07.09.2016 e o Brasil comemora sua independência, mas há quem questione este fato, se um país que tem tantas desigualdades e está em alguns aspectos tão dependente de interesses internacionais, notadamente dos EUA e de grandes nações europeias, que em muitos momentos até recentes de sua história, interferiram ou ainda interferem em assuntos relevantes da sociedade em detrimento do interesse das populações brasileiras, especialmente as mais carentes. É neste contexto que mais uma edição do Grito dos Excluídos vem ocorrer, onde milhares vão as ruas denunciar muitos dos problemas do país, e em meio a atual circunstância nacional, o apelo a democracia é forte.


Resultado de imagem para grito dos excluidos 2016 Recife
Grito dos Excluídos em Recife PE (20 mil nas ruas) - Google Imagem

----------------------------------------------------------------------------------------

01.07.2016 Papa recebe dom Roque, arcebispo de Porto Velho

Diante das dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas no Brasil, é de suma importância a missão do Cimi - Conselho Indigenista Missionário, que por meio de dom Roque, fez chegar até o Papa Francisco informações importantes sobre as condições precárias dos povos nativos e suas lutas, ainda mais agravadas com a possibilidade de dias mais difíceis, e perdas sociais que vive a sociedade brasileira, associadas as incertezas e temores da conjuntura atual do Brasil, que indica para retrocessos sociais.

Papa recebe denúncias de violências contra povos indígenas - Brasil de Fato 30.06

“Vivemos no Brasil uma situação desesperadora diante do sofrimento dos nossos primeiros habitantes”, afirma dom Roque em sua carta - Créditos: Serviço Fotográfico do Vaticano
“Vivemos no Brasil uma situação desesperadora diante do sofrimento dos nossos primeiros habitantes”, afirma dom Roque em sua carta / Serviço Fotográfico do Vaticano


----------------------------------------------------------------------------------------

26.05.2016 Papa fala sobre golpe branco na América Latina


Após reunião com bispos do CELAM papa manifesta preocupações com o nosso continente, e com a possibilidade de estarem em curso golpes contra a democracia e contra os interesses sociais que podem estar relacionados e imersos em conflitos e problemas políticos e econômicos. De toda forma serve a posição de cautela demonstrada pelo Papa, mas sem abrir mão de atenção em relação aos problemas atuais, evitando que mais sofrimento surjam.

Papa diz que pode estar ocorrendo 'golpe branco' na América do Sul - O Dia 25.5



----------------------------------------------------------------------------------------

14.05.2016  Papa Francisco dirige mensagem ao Brasil!

Papa Francisco pede que fiéis rezem para Brasil ter "harmonia e paz" - Último Segundo - IG 11.05.2016


Palavras do Papa refletem a preocupação com o nosso povo e mostram sua sensatez, ao pedir orações por paz e harmonia, trás à reflexão o quanto é grave a crise que enfrentamos e os riscos que ações mal pensadas, e conduzidas por algum oportunismo e insensatez podem causar ao nosso país. Papa Francisco sabe que paz e harmonia é um desejo comum aos brasileiros, mas também conhece as experiências ruins que vivem os povos que são lançados a injustiças, sem leis e a própria sorte, quando os que os gorvernam se tornam o motivo de suas preocupações ou lhes parecem opressores, ao andarem de braços dados e próximos aos que não respeitam leis ou as necessidades de seu povo.

Que o Brasil alcance a paz, mas sabemos que sacrifícios são necessários entre os que de fato desejam a paz e bem de todos, temos o exemplo de Jesus Cristo, aquele que não silenciou diante das injustiças cometidas pelos poderosos do mundo e das nações.


----------------------------------------------------------------------------------------

30.04.2016 Palavras do Papa Francisco sobre preocupação com o Brasil, são importantes!

Ele sabe o que diz, e sabe o que viveram os argentinos que como ele acreditavam em dias melhores, durante o período mais difícil da ditadura na década de 70. Parabéns Papa Francisco!


Juntamente com tais manifestações associam-se declarações do Nobel da Paz Pérez Esquivel condenando o que chamou de golpe brando, em curso no Brasil e que atinge não apenas a presidenta Dilma, mas o povo brasileiro e ameaça as instituições e países da América Latina.


Papa Francisco anuncia apoio à Dilma Roussef e declara ser contra golpe
Papa Francisco


----------------------------------------------------------------------------------------


21.04.2016 Conforme destaca a Rádio Vaticano, no Brasil há problemas sérios na imprensa.
Segundo Repórteres Sem Fronteiras, conforme matéria da Rádio Vaticano, é possível compreender que:


Conflito de interesse

A RSF cita ainda a questão dos “coronéis” brasileiros, “latifundiários ou empresários que, às vezes, são governadores, prefeitos ou parlamentares e, direta ou indiretamente, possuem um ou vários meios de comunicação que dominam o território”.
Como consequência desta realidade, "os meios de comunicação têm uma grande dependência dos centros de poder”, denuncia.

Impeachment

Como exemplo deste fenômeno, a RSF aponta a cobertura da crise política em que os principais meios de comunicação, “convidaram a sua audiência, de maneira pouco velada, a precipitar a queda da Presidente Dilma Rousseff”.
Desta forma – prossegue o relatório – “é difícil para os jornalistas destes conglomerados trabalhar tranquilamente sem sofrer a influência de interesses privados e partidários. Estes constantes conflitos de interesse prejudicam muito a qualidade da informação difundida”, adverte a organização.

Representatividade

Por fim, a RSF denuncia que a falta de um mecanismo nacional que projeta os jornalistas que se encontram em perigo facilita a difusão do “clima de impunidade, alimentado pela corrupção onipresente”.
“Todos os jornalistas assassinados no país investigavam temas delicados como a corrupção e o crime organizado. A impunidade prevalece na maior parte destes casos, o que favorece a multiplicação das agressões”.

(rsf/rb)


----------------------------------------------------------------------------------------

22.02.2016  Santo Padre toca em questão que desafia a humanidade, e apela contra a pena de morte.

Ao tocar na questão o Papa Francisco lembra que o amor de Deus, incondicional e manifestado também no mandamento "Não Matarás!" abrange toda humanidade, algo que Cristo bem nos lembra ao clamar pelo amor recíproco e pleno materializado em suas ações e em seu sacrifício e morte,

Na verdade, uma sociedade que age conforme a loucura ou insensatez dos violentos, atesta sua falência e incapacidade de promover justiça plena (social, moral, etc.) , desde antes os eventos que supostamente possam servir como justificativas para aplicação da pena capital (que muitas vezes não são nem mesmo possíveis de serem considerados);

Papa apelou a consenso internacional contra a pena de morte - Radio Vaticano

Vejamos o que disse Francisco segundo a Radio Vaticano em 21.02.2016:


Após a recitação da oração do Angelus neste segundo domingo da Quaresma o Papa Francisco referiu-se à conferência internacional que terá lugar nesta segunda-feira dia 22 em Roma intitulada “Por um mundo sem pena de morte”, promovida pela Comunidade de Santo Egídio. Declarou esperar que este evento possa dar um novo impulso ao compromisso com a abolição da pena capital.





Em particular o Santo Padre destacou os sinais de esperança que se têm desenvolvido, na opinião pública, de uma crescente oposição à pena de morte, recordando que as sociedades modernas têm a capacidade de lidar com o crime sem remover permanentemente a quem o tenha cometido uma ‘chance’ de se redimir.





“Um problema” – continuou o Papa – que “deve ser visto no contexto de um sistema de justiça penal cada vez mais em linha com a dignidade humana e ao plano de Deus para o homem e a sociedade. O mandamento "não matarás" tem um valor absoluto e abrange tanto os inocentes como o culpado” – declarou Francisco tendo apelado aos governantes para um consenso internacional sobre a abolição da pena de morte, em particular, aos governantes católicos





“O Jubileu especial da Misericórdia é uma ocasião propícia para promover no mundo formas sempre mais maduras de respeito pela vida e pela dignidade de cada pessoa. Mesmo o criminoso mantém o direito inviolável à vida, dom de Deus. Faço um apelo à consciência dos governantes, de modo que se possa alcançar um consenso internacional para a abolição da pena de morte. E proponho àqueles que de entre esses sejam católicos a cumprirem um gesto corajoso e exemplar: que nenhuma sentença seja executada neste Ano Santo da Misericórdia.”





Todos os cristãos e pessoas de boa vontade são chamados hoje a trabalhar não só para a abolição da pena de morte, mas também com o fim de melhorar as condições das prisões, no respeito pela dignidade humana das pessoas privadas de liberdade – disse ainda ao Papa Francisco.





(RS)




----------------------------------------------------------------------------------------

03.02.2016  Homenagem ao Padre Valdemir José


Pe. Valdemir José
A cerca de 01 (hum) mês o Padre Valdemir José, ex-titular da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres de Paulista, foi transferido para São Lourenço da Mata por determinação da cúria local, esperamos que tenha sido um gesto sensato e possa ser bom para as comunidades, e não uma demonstração de fraqueza diante de pressões e interesses de alguns incomodados, que ao longo do tempo praticaram ações impróprias no município e encontraram no Padre alguém que resistiu e não se calou diante de ações ruins à comunidade e aos paroquianos de Paulista, seja na defesa da Igreja ou do povo, por meio de intervenções junto aos órgãos competentes como o Ministério Público, ou por meio de denúncias públicas que em muitos momentos ajudaram a preservar nossa história e o bem estar dos paroquianos.

Aproveitamos para agradecer por sua obra e atividade à frente da Igreja em Paulista, que permitiram a criação do Abrigo Santa Rita de Cássia que atende mais de 60 anciãos dignamente, com apoio de atividades de coleta seletiva e reciclagem de materiais, bem como por doações e caridade evangelizadora, implementadas pelo Padre Valdemir, também a construção e reforma de vários templos em Paulista, como agora ocorre na comunidade do Nobre.  Ainda  somos gratos pela sua defesa e tentativa de proteger a igreja matriz e as ruínas da antiga Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e do Convento Franciscano em Maranguape II, ou por sua intervenção para impedir que fossem totalmente destruídas as chaminés que marcam o centro da cidade de Paulista na antiga CTP.

Agradecer e louvar o trabalho deste servo de Deus é preciso, pelo seu trabalho evangelizador e seu exemplo, e desejar a ele um bom exercício de suas atividades paroquiais em São Lourenço da Mata e muitas felicidades, esperando que o trabalho feito em Paulista tenha eco junto ao seu substituto e que este possa também defender a paróquia e os paroquianos de todos que atentam contra esta, mas principalmente que o novo ministro possa realizar em seu ministério, um trabalho de evangelização e ação social tão bom  ou até melhor do que o realizado pelo Padre Valdemir, que deixa saudades entre os paroquianos.

Deus esteja com estes servos da Igreja, boa sorte ao Padre Valdemir e seu sucessor!

----------------------------------------------------------------------------------------

15.12.2015  Sobre a nota da CBJP à respeito do impeachment da presidenta Dilma e as ações do deputado Eduardo Cunha

Muito pertinente e sensata é a nota publicada pela CBJP representando o pensamento da comissão à respeito dos acontecimentos recentes relacionados as manobras pró impeachment da presidenta, onde fica clara a discordância dos bispos em relação as manobras e ações encabeçadas por alguns grupos e personificada em atos muito negativos na Câmara por meio do seu presidente Eduardo Cunha.


É claro que para nós e para uma significativa parcela dos brasileiros, a tentativa de se impor a queda da presidenta em tais circunstâncias, sem justificativas legais e responsabilidades caracterizadas por crimes contra o que prevê a Constituição, não passa de aventuras oportunistas e destrutivas de valores fundamentais da democracia.  Representa também um sério risco aos benefícios e avanços que nossa sociedade obteve recentemente e que podem causar muitos e graves prejuízos as parcelas menos assistidas de nossa sociedade.

Da forma que ocorrem os fatos relacionados a tentativa de impeachment, há um evidente e perigoso jogo de poder patrocinado inclusive por pessoas sem escrúpulos e que não estão sem compromisso com um Brasil mais justo, ou mesmo merecendo serem investigados por estes e outros atos que atentam contra o interesse de nosso país.

Acreditamos em nossas instituições para fazer cumprir a lei e punir quem merecer no curso de um processo justo e legal, mas sem atropelos como os que pretendem os supostos golpistas.

----------------------------------------------------------------------------------------

26.09.2015 Visita do Papa Francisco aos EUA.  

Papa mostra ao povo americano sua coragem em reafirmar os exemplos de Jesus, não se deixando intimidar pelas forças e interesses de uma sociedade "poderosa", mas tocando em pontos cruciais para uma atitude fraterna e justa socialmente, que nos EUA são relegados ao esquecimento por alguns ou tratados com preconceitos.


Papa Francisco em Nova Iorque - Radio Vaticano

16.09.2015 O papel da Igreja no momento atual do Brasil, reforça sua opção pelos pobres

Ao defender o fim do financiamento privado nas campanhas eleitorais, a CNBB reforça a opção da Igreja no Brasil por mais justiça social e pelos pobres, que hoje são reféns dos interesses de grupos econômicos e maus políticos, que negociam e acordam para garantir ganhos aos financiadores de campanha em troca de recursos para eleições. Isto é um dos motivadores e impulsionadores dos sistemas de corrupção, onde muito dinheiro é drenado e desviados para organizações criminosas e a sociedade deixa de obter importantes ganhos sociais, desenvolvimento, empregos e obras necessárias, além de serviços públicos adequados e de qualidade, que em tais processos são relegados a último plano, algo que faz o Brasil perder, e boa parte de nossa sociedade é diretamente atingida, em especial os pobres, que ficam privados de serviços essenciais que não tem condições de custear e cabe aos governos assegurarem.   

Parabéns a CNBB pela sua postura de defesa da democracia e da sociedade brasileira!


Reproduzida do portal do STF

----------------------------------------------------------------------------------------

21.08.2015  Palavras do Papa Francisco, sinceras e serenas refletem mais do que podem conter

Ao tratar de um drama por vezes esquecido ou por demais carregado de aversão e xenofobia, e que se manifesta a cada nova tragédia nos mares que separam Ásia da Europa, ou África da Europa, assim como com alguma intensidade também nas fronteiras secas, o Papa Francisco lembra e expõem a falta de fraternidade e de ações concretas para evitar tantas dores as quais estão submetidos os mais pobres que tentam imigrar.

É uma anomalia da sociedade européia a tendência ao conservadorismo e ampliação de medidas que impõem sacrifícios aos imigrantes, que são relegados a clandestinidade e a situações de morte, pondo o sistema e as práticas injustas de um capitalismo cada vez mais nocivo acima da justiça social, do acolhimento e da compreensão dos males aos quais foram jogados os povos que foram severamente castigados ao longo da história por sociedades exploradoras e injustas, e que vêem na imigração uma alternativa de oportunidades, da melhoria da dignidade que não dispõem e mesmo da vida.

Recomendamos ver e entender o que disse Francisco!


Solução para a imigração ilegal é a misericórdia, diz papa Francisco - IG 20.08.2015

----------------------------------------------------------------------------------------

13.07.2015 Papa Francisco no Paraguai. 

Papa aos jovens do Paraguai: tenham um coração livre


Visita do Papa ao Paraguai - Radio Vaticano


O último grande encontro do Papa Francisco na América Latina foi com os jovens do Paraguai neste domingo dia 12 de julho. Ao longo do rio Paraguai estiveram centenas de milhares de jovens.

O Santo Padre ouviu os testemunhos de Liz, uma rapariga, e de um rapaz, o Manuel. Liz assiste a mãe e a avó gravemente doente, Manuel viveu na pobreza e no abandono.

O Papa Francisco falou aos jovens de improviso e, deixou-se inspirar pelas palavras de Orlando, o rapaz que leu o Evangelho e que depois saudou o Santo Padre pedindo-lhe para rezar pela liberdade de todos.

O Papa disse que a liberdade é dom de Deus, mas é preciso sabê-la receber, ter um coração livre de tantos vínculos, como a exploração, a falta de meios de sobrevivência, a dependência de drogas, a tristeza. Tudo isto tira-nos a liberdade, advertiu o Papa que declarou que é preciso saber ter um coração livre:

“É preciso saber ter um coração livre porque todos sabemos que no mundo há tantos vínculos que nos atam o coração e não deixam que o coração seja livre.”

“Ter um coração livre, um coração que possa dizer o que pensa, que possa dizer o que sente e que possa fazer o pensa e o que sente. Isso é um coração livre.”

O Papa Francisco recordou os dois testemunhos de jovens ouvidos no encontro: a Liz, com apenas 25 anos de idade, converteu-se em servidora da mãe e da avó doente, fazendo-o com um grande grau de amor; o Manuel, que foi explorado e maltratado na infância, em vez de querer vingar-se da vida, foi trabalhar não se deixando tomar pelo desespero.

Estes jovens, – prosseguiu o Santo Padre – foram buscar a sua esperança e a sua força a Jesus, andando contra a corrente e agindo com um coração livre.

No final da sua intervenção, sempre efusivamente aplaudida pelos jovens paraguaios, o Papa Francisco propôs uma oração e pediu que cada um dos presentes a meditasse no silêncio do seu coração:

“Senhor Jesus, dou-Te graças por estar aqui e porque me deste irmãos como Liz, Manuel e Orlando, dou-Te graças porque nos deste tantos irmãos como eles.”

“Jesus, peço-Te pelos rapazes e raparigas que não sabem que sois a sua fortaleza, e que têm medo de viver, medo de ser felizes, têm medo de sonhar.”

“Senhor Jesus, dá-nos fortaleza, dá-nos um coração livre dá-nos esperança, dá-nos amor e ensina-nos a servir. Amen.” (RS)

----------------------------------------------------------------------------------------

04.07.2015  Agradecimentos pelo conjunto do trabalho desenvolvido.  Deus seja louvado pelo que tem propiciado a nós!

Pela graça do Pai estamos em plena atividade e levando nossa mensagem a várias partes do globo, e mesmo nos momentos em que temos dificuldade ou não sabemos nos conduzir adequadamente, ainda sim ele nos sustenta, corrigi e direciona para que ao final possamos transmitir algo que possa ter valor, em especial no que se refere as publicações desta página, a mais significativa de todas as que conduzimos, muito mais pelo propósito do que pelos números.




--------------------------------------------------------------------

06.06.2015 Corpus Christis, celebração da última quinta, 04.06.2015, com a presença do Papa Francisco. 


Reveja a transmissão disponível no portal da Rádio Vaticano acompanhe as informações reproduzidas, e disponíveis a seguir:





Cidade do Vaticano (RV) – Na solenidade de Corpus Christi, nesta quinta-feira (04/06), o Papa Francisco deixará o Vaticano de carro em direção à Praça de São João de Latrão.


O Pontífice presidirá à Santa Missa e à procissão eucarística com transmissão ao vivo da Rádio Vaticano, com comentários em português, a partir das 18h55 locais (13h55 – horário de Brasília).


Francisco celebrará a Santa Missa na Basílica Lateranense e, a seguir, presidirá a tradicional procissão que se deslocará ao longo da Rua Merulana até a Basílica de Santa Maria Maior, onde concederá a bênção com o Santíssimo Sacramento.


Na homilia do ano passado, o Papa recordou que na Eucaristia se comunica o amor de Deus por nós: “Um amor tão grande que nos alimenta com o Seu próprio ser; amor gratuito, sempre disponível a cada pessoa com fome e necessitada de revigorar suas forças. Viver a experiência da fé significa deixar-se nutrir pelo Senhor e construir a própria existência não sobre bens materiais, mas sobre a realidade que não perece: os dons de Deus, a Sua Palavra e Seu Corpo”.


No tuíte desta quinta-feira, Francisco escreve: “É preciso construir a sociedade à luz das Bem-aventuranças, caminhar para o Reino na companhia dos últimos”.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ano Santo da Misericórdia – o Papa
anunciou um Jubileu Extraordinário







O Papa Francisco anunciou nesta sexta-feira, dia 13 de março na Basílica de S. Pedro que decidiu proclamar um "jubileu extraordinário” centrado na “misericórdia de Deus” e que terá início a 8 de dezembro deste ano de 2015 e percorrerá todo o ano de 2016:

“Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. (…) Este Ano Santo iniciar-se-á na próxima Solenidade da Imaculada Conceição e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016.”


Este anúncio do Santo Padre foi feito no final da sua homilia da celebração penitencial com a qual o Papa abriu a iniciativa “24 horas para o Senhor”. A organizar este grande Ano Santo da Misericórdia será o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. Será um Jubileu Extraordinário para levar a toda a gente o Evangelho da Misericórdia. 


E a misericórdia foi o tema da homilia do Papa nesta celebração penitencial.  Referiu-se ao Evangelho que conta o episódio da mulher pecadora que lava os  pés a Jesus e os enxuga com os cabelos, beijando-os e ungindo com óleo 
perfumado. Desde logo – disse o Santo Padre – duas palavras: amor e juízo.

O amor da mulher pecadora e o amor de Jesus que permite que ela se aproxime e acolhe-a demonstrando-lhe o amor de Deus num encontro que vai para além da justiça e para além do juízo que é a outra palavra, citada pelo Papa Francisco. O juízo de Simão, o fariseu que convidou Jesus para jantar e não consegue reconhecer quem é o seu convidado. Não consegue também  encontrar o caminho do amor. No seu pensamento existe só a justiça e fazendo assim está errado – afirmou o Papa Francisco que deixou claro que ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus.

O Ano Santo Jubilar da Misericórdia terá início com a abertura da Porta Santa na Basílica de S. Pedro a 8 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição e será encerrado no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

A abertura do próximo Jubileu coincidirá com o cinquentenário do encerramento do Concílio Ecuménico Vaticano II, que aconteceu em 1965 e reveste este ano santo de um significado especial, encorajando a Igreja a prosseguir a obra iniciada no Concílio. 


No Jubileu, as leituras para os domingos do tempo comum serão extraídas do  Evangelho de Lucas, chamado “o evangelista da misericórdia”. Algumas as parábolas mais conhecidas escritas por ele são as da ovelha perdida, a da moeda perdida e a do pai misericordioso. (RS)

--------------------------------------------------------------------



03.01.2015 Coragem e verdade são graças do Espírito Santo





Papa Francisco em um recente pronunciamento, mostrou uma coragem admirável e uma grande capacidade de servir guiado pela verdade e pela humildade.  Ao fazer críticas aos que na Cúria Romana se deixam seduzir pelo poder e outras armadilhas mundanas, esquecendo muitas vezes de seu compromisso com a Igreja de Jesus Cristo, ele reforça o papel pastoral que tem o papado, e com o zelo de quem se preocupa com a continuidade da Igreja forte e iluminada pelos valores cristãos.

Em suas críticas, e num sincero chamado a reflexão, o Papa aponta distorções e erros que se repetem no seio do Vaticano, e que são de responsabilidade de muitos que já não são capazes de perceber o verdadeiro sentido de servir aos propósitos de Deus e aos cristãos, e que estão na cúpula do poder católico algumas vezes agarrados a hábitos, e situações que não condizem com o amor de Jesus pregado e semeado ao longo dos séculos.

É preciso entender a coragem e as palavras de Francisco, como as de um pai, mas especialmente como as de um homem iluminado e dotado da graça do Espírito Santo, que para o bem de todos e da Igreja, chama a correção os que já se deixam levar pelas falsas preocupações mundanas, e criam obstáculos para Igreja se voltar ainda mais para o Evangelho de Jesus e seu verdadeiro papel, permitindo que leve com mais força a Palavra e o amor de Deus cada vez mais aos necessitados, as ovelhas esquecidas e desgarradas, e em todos os lugares onde há carências.

A tentativa de reforma de algumas das estruturas da Igreja, iniciadas por Francisco, em especial nos diversos segmentos do poder em Roma que estiveram envolvidos em escandá-los, desvios e atos impróprios, e também adequação e ajustes dos meios e formas de tratar abusos praticados por religiosos e leigos a serviço de Roma, são remédios indispensáveis para ajudar nas curas que precisa a Igreja, e assim, e claro pela intervenção do Espírito Santo seguir ainda mais próximos dos exemplos dados por Jesus, e que o Papa trabalha para manter vivo e forte no seio de nossa religião, e levá-los aos povos do mundo.

Olhemos o gesto de Francisco com humildade e serenidade, mas com disposição de agir em seu favor, apoiando-o em tudo que é necessário para elevar-nos cada vez mais aos níveis, de amor, verdade, serviço, dignidade, fraternidade, respeito, e fidelidade, que espera o Pai de todos os seus filhos.  

Reconheçamos todos, que a coragem e a verdade, a fé e o trabalho dedicado de Francisco, é uma obra de Deus em curso, e com sinceridade vamos ajudá-lo, orando para que seja ainda mais iluminado e com determinação realize as obras a ele designada, com a mesma paciência, simplicidade e humildade que tem demonstrado o Papa.  O mal não resistirá a verdade e ao bem propagado com a força do Espírito Santo, e só assim poderá ser extirpado do meio de nossa Igreja, entre os que se apegam a vaidades, poder e dinheiro, e que em muitos momentos se tornam adversários dos projetos e caminhos que não são de Francisco, mas da Igreja, e que devem nos levar verdadeiramente a Jesus e ao nosso Deus.






Papa Francisco discursa durante encontro com cardeais e bispos da Cúria
 para trocar votos de Natal - 
Andreas Solaro / AP

O Papa precisa do apoio, das orações e da ajuda de todos nós para enfrentar os males que se instalaram no seio de nossa Igreja, e que dificultam a verdadeira ação cristã.  Poderes e atos que são cultuados e multiplicados nas estruturas sociais e de governo por todo o mundo, e que nos afastam de Jesus e de Deus. 


--------------------------------------------------------------------


20.12.2014  Uma homenagem singela



Este homem merece todo nosso respeito e nossa admiração, em muito pouco tempos já nos dá exemplos claros e lindos de como por em prática o Evangelho de Jesus!


Parabéns! Que Deus lhe conceda muitos anos e forças para caminhar levando o amor de Cristo à todos!  Feliz aniversário (17.12.2014)!




Foto reproduzida do Portal do Facebook Canção Nova


--------------------------------------------------------------------



14.10.2014 Lições que alguns parecem não compreender



Papa Francisco em sua sabedoria e humildade, repetidas vezes faz referências as distorções que são plantadas por governos, lideranças e elites, muitas das quais intimamente ligadas ao chamados mercados (financeiros, especulativos, etc.) que pautam a economia pela alienação de camadas importantes da sociedade, em várias partes do mundo, das quais se destacam jovens privados de esperança e empregos, idosos esquecidos e tratados como um peso, e pessoas humildes e pobres feridos e lesados em sua dignidade, além de migrantes privados de direitos básicos, estando muitos deste elementos representativos submetidos a violências diversas,  a fome e miséria, etc.



Papa Francisco refere-se com freqüência aos males que trazem políticas voltadas para um enriquecimento de minorias, em detrimento da submissão de muitos a condições cruéis de vida, e não por qualquer razão, mas também por serem questões centrais do verdadeiro cristianismo, denunciar tais desigualdades e conclamar os povos ao equilíbrio espiritual manifestado também por mais justiça social e por posturas fraternas e respeitosas para com os mais humildes, especialmente por parte de governos e seus líderes, algo muito presente nas mensagens de Jesus que apontam para a fraternidade e a denúncia da hipocrisia política e injustiça social.



Infelizmente apesar de tantas falas do pontífice, ainda assim e mesmo entre nós cristãos católicos há muitos que se apegam as estruturas de poder e conforto, ignorando as palavras do Papa e de Cristo, fechando os olhos para as ações e escolhas que colocam um pouco de igualdade em nossas estruturas sociais, e levam alívio a muitos pequeninos, que Cristo fez questão de lembrar (como em Mateus 25). Com olhos voltados para outras questões, muitas das quais mundanas e elitistas, não percebem que as ações que bem trazem aos humildes, são testemunho de cristandade mesmo que nem sempre sejam acompanhados de palavras ou trombetas que anunciem um gesto cristão, e por esta razão agem mal e levam outros em direções ruins.   



Que todos nós católicos estejamos atentos as palavras de Francisco, assim como fez seus antecessores Bento XVI e João Paulo II, que foram enfáticos na defesa dos humildes, principalmente quando escolhermos o que fazer e o que nos leva para mais próximo de Jesus, e dos irmãos.



























--------------------------------------------------------------------



22.09.2014 Insanidade e maldade contaminam muçulmanos



Com todo respeito aos muçulmanos de todo o mundo, infelizmente a maldade,  a perversão associada a insanidade de grupos como Isis ou EI (Estado Islâmico) tem trazido muitos prejuízos aos que professam sua fé, e não bastasse vertentes de extremo radicalismo que agem em nome da religião (mas pouco de fato tem haver com ela) como Al Qaeda e outros grupos, o que há é um retrocesso a barbárie com os massacres e perseguições, torturas e todas as formas de violências cometidas contra outras linhas do Islã e minorias, além de atingir a nós cristãos.  Agindo assim tornam-se como um câncer descontrolado que consome o próprio corpo (povos muçulmanos) e não somente levam mal e medo aos outros ao seu redor para impor sua filosofia de destruição, mas põem negativamente em evidência por toda parte e não só no oriente, muitos homens e mulheres de bem que também são adeptos dos princípios muçulmanos.   Lamentável é ver que tais loucos e atrocidades são patrocinadas também por estados e governos, alguns dos quais ocidentais que em dado momento ajudaram a erguer legiões de doentes insanos.    

Trazemos este triste fato em destaque, porque cabe a cada cristão manifestar-se contra os que apoiam e muniram estes semeadores do mal, e hoje ameaçam vozes contrárias como as dos bons cristãos que tem sido silenciado pela morte promovida por meio de violências  principalmente no Oriente Médio e na África.  E que agora tentam silenciar as mensagens de paz e de chamado a consciência proferidas pelo nosso pastor, Papa Francisco.

Nós devemos como cristãos fazer eco aos apelos do Papa e manifestar nossa indignação, para mostrar que estamos unidos com o servo do Senhor na condenação as violências e maldades praticadas contra milhares de inocentes.

Papa Francisco abençoa cruz de Lampedusa (foto: ANSA)















--------------------------------------------------------------------



Junho de 2014 em CARUARU Pernambuco 



Bem além das comemorações profanas, há nas festas juninas momentos especiais dos cristãos que residem no Nordeste do Brasil, recordarem a memória daqueles que com suas vidas serviram ao Senhor, Santo Antônio, São João e São Pedro, representam e personificam nestes dias os demais santos e mártires cristãos ao longo da história. Também nos levam a glorificar Deus em sua grandeza, por nos dá exemplos de fiéis nos quais devemos nos espelhar, como foi São João Batista em sua missão de preparar a vinda de Cristo, servindo-o sem medo e com a própria vida e quem em Junho relembramos e homenageamos com tradições e cultos religiosos.



Aproveitamos o momento para também lembrar e prestar simples homenagens a outros que de sua forma servem ao Senhor, mesmo que nem sempre este serviço esteja claro e evidente a eles aos demais.  Falo dos artistas que com sua arte e trabalho levam um pouco da mensagem de Deus, e da vida dos que a Cristo se dedicaram, e que são retratados ou homenageados por meio de objetos artísticos, e tem sua história e vida contadas em quadros, esculturas, imagens e outras formas de arte.   Ao fazer sua manifestação e expressão artísticas e estes artistas transmitem sentimentos, emoções, e mensagens que tocam à muitos e os levam a perceber um pouco do amor de Deus e de Cristo por meio da arte e de seu trabalho, parabéns a estes artistas, e que em Caruaru se fizeram presentes nas festas juninas, que não mostraram apenas o profano e mundano, como vemos na exposição de arte plástica realizada simultaneamente aos festejos na Capital do Forró.





Foto reproduzida do blog Raros e Clássicos

Recomendo:    Arte em CARUARU - Raros e Clássicos 08.07.2014


--------------------------------------------------------------------

17.05.2014 Dia de jubilo em Engenho Maranguape - Paulista 

Um dia especial para os fieis presentes a Igreja de Nsa. Sra da Conceição em Engenho Maranguape - Paulista.  No último sábado como de costume comemoramos o aniversário de mais um irmão, mas este momento foi especial, pois a irmã Alexandrina presente a celebração como em outros momentos, completou mais uma primavera, a 109ª de sua vida, o feito para poucos.

Um verdadeiro motivo de alegria e agradecimento à Deus, e como bem citou o padre Valdemir José da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, "um momento especial que não deve ficar em branco".

Os católicos de Paulista devem atentar, para a simplicidade e exemplo de devoção dado por dona Alexandrina, com sua disposição de fazer-se presente as celebrações das missas com freqüência. 

O padre ainda conclamou  a fazermos uma celebração especial no aniversário de 110 anos da nossa irmã, algo para marcar a data, em maio de 2015. Parabéns a irmã!


--------------------------------------------------------------------

10.04.2014 Semana Santa

Os católicos de Pernambuco podem viver este momento de fé com muita intensidade, são várias as opções e encenações da Paixão de Cristo, com destaque para as apresentações no teatro ao ar livre em Fazenda Nova no agreste pernambucano.  Na Nova Jerusalém as encenações ocorreram a partir do sábado dia 12.04 e na segunda-feira dia 14.04, os ingressos estarão a preços menores.  



--------------------------------------------------------------------

06.03.2014 Quaresma

Os católicos de todo o planeta celebram desde ontem a Quaresma, as missas foram marcadas com o rito benção das cinzas (em forma de cruz) sobre a cabeça dos fiéis e com o chamamento ao jejum, a caridade e a oração, lembrando ao cristão que se trata de uma preparação espiritual e um chamado a conversão no período anterior à Pascoa de Cristo.  
--------------------------------------------------------------------

08.02.2014  Semana Jovem na Paróquia de Nossa Senhora do Ó

Em Pau Amarelo de 12 a 18.01 ocorreu a Semana Jovem na Paróquia Nossa Senhora do Ó, algo muito bonito de se ver e fruto de um trabalho bem conduzido pelo Pe. João, que atrai paroquianos e jovens para a Igreja.  Aconteceram encontros e palestras, mas shows para os jovens que organizaram os eventos e fizeram um excelente trabalho na comunidade.


Salão Paroquial  acolheu os jovens de Pau Amarelo
Banda jovem anima a Semana Jovem na Paróquia Nsa. Sra. do Ó
Jovens festejam em Cristo Jesus

Dezenas de jovens estiveram nos eventos que se realizaram no salão paroquial.  E os encontros foram prestigiados por jovens e seus familiares em ambiente de harmonia e paz.

--------------------------------------------------------------------

15.01.2014  Nós apoiamos!

Dia 15.02 a solidariedade dá lugar a esperança, show em prol da Fazenda da Esperança, instituição que acolhe dependentes químicos em várias partes do país.

http://www.arquidioceseolindarecife.org/


--------------------------------------------------------------------
08.01.2014  Em Pau Amarelo na missa do dia 31.12


Linda missa em 31.12 na Igreja de Nossa Senhora do Ó - Paulista, algo restaurador e bom demais!

Igreja de Nossa Senhora do Ó - Paulista 31.12.,2013
Centenas de fiéis assistem a missa
Antes de começar a missa
Muitas pessoas e muita paz em toda a missa

Padre João caprichou na mensagem da sua homilia.  Recomendo à todos fazer de suas festividades um momento de louvor à Jesus, ao Espírito e ao Pai.

--------------------------------------------------------------------
06.12  Conheça esta obra da Igreja

Há décadas obras de fraternidade e amor são conduzidas pela Igreja Católica, e através de suas instituições como a AIS - Ajuda a Igreja que Sofre, muitas pessoas são resgatadas em sua dignidade e necessidades, em situações muito difíceis e delicadas como as que ocorrem no Norte da África ou na Síria, ou que ocorreram em guerras civis na África há algumas décadas.  Conheça este trabalho e o que pode ser feito por você para ajudar mais pessoas.

Ajuda a Igreja que Sofre

--------------------------------------------------------------------
Ontem 28.11 dia de Ação de Graças,

Em Recife teve show no Passo Alfândega, e tivemos bons momentos especialmente com o Pe. João Carlos e com Eliana Ribeiro da Canção Nova.

Foto JC - Dia de Ação de Graças - Recife
Foram lindos momentos, mas mesmo assim ainda acontecem fatos pouco louváveis que não foram suficientes para ofuscar o propósito e o encontro de fé e louvor à Deus.

De certa forma aspectos mercantilistas de alguns dos envolvidos não foram apropriados.

Acho que agradecer patrocínio é válido mas não apresentar comerciais, com som imagem e outros, era para ser momentos de louvor e agradecimento a Deus não oferta de serviços ou produtos, mesmo que tenham colaborado para o evento.

Agradecer à Deus sempre e de forma sincera é o que devemos fazer.

--------------------------------------------------------------------
23.11.2013  Nós apoiamos!

O fim de ano está bem próximo e muito de nós ficamos especialmente abertos a fazer um gesto de amor, a despertar para as realidades e as pessoas a nossa volta, mas também a realizar um gesto de solidariedade e amor ao próximo.  Nem sempre sabemos como ajudar, mas há sempre uma alternativa bem pertinho de nós, e se você está procurando como e a quem ajudar e não sabe o que fazer, nós sugerimos que reforce uma das ações que já tem sido praticadas e beneficiam muitos!  AJUDE UMA DESTAS INICIATIVAS!

   

Projetos sociais, saúde, profissionalizantes, de educação e cultura, criados a partir da atuação do Pe. Airton de Arcoverde PE, e que beneficiam milhares de pernambucanos e nordestino, acesse o portal e saiba como ajudar as obras deste homem que se santifica com os gestos dedicados aos pobres.


    

Comunidade cristã que atua no sul e sudeste brasileiro, criada pelo iniciativa do falecido Pe, Léo, e que conta com 07 casas (recantos) para acolhimento e apoio a viciados.  Pe. Léo deixou um lindo legado de amor e dedicação aos que estão cativos dos vícios e a todos nós.

Comunidade Católica Jesus Menino 

   


Comunidade Católica, fruto da dedicação e ação do irmão "Tônio", dedicada a assistência a pessoas (crianças e jovens) com necessidades especiais esquecidos e abandonados pela sociedade, tem em Petrópolis-RJ e em Brasília-DF lares de acolhimento e adoção, que garantem amor e uma vida familiar aos "pequenos" vítimas de preconceitos e que carecem muito de fraternidade em face de sua condição especial.
Fazenda da Esperança
Quem somos
Foto histórica do princípio da obra
 
Fazenda da Esperança é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. Nosso trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool.


                              Monsenhor Jonas

Obra iniciada pelo Monsenhor Jonas Abib, que hoje consiste numa comunidade católica e agrupa um amplo sistema de comunicação, rádio e tv, destinados a divulgação da Palavra de Deus, e assistência social, de saúde, educação, etc., com casas de missões e estruturas em várias partes do Brasil e do mundo.


             Abrigo Santa Rita de Cassia 

Obra patrocinada pela Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres em Paulista PE, e conduzida pelo padre Valdemir José, com objetivo de assistir idosos carentes da região e outras áreas de Pernambuco.  A casa atende cerca de 64 idosos, e dá-lhes uma vida digna e cristã. 


Foto      
Fotos de ações em S. Ceatano, e em Eng. Maranhuape - Paulista 

Iniciativa patrocinado pelo blog da Satíssima Palavra e seus autores, conjutamente com amigos e colaboradores, que visa levar a Palavra de Deus a crianças em várias partes de Pernambuco, através de apoio a grupos de catequese, paróquias e obras assistênciais, com distribuição de Bíblias para crianças, materiais de apoio para ensino cristão, bem como a realização de obras de assistência a necessitados e carentes com doação de alimentos e materiais escolares, a comunidades e projetos cristãos de assistência social.

É com dedicação e serviço de apoio àqueles que ajudam as crianças e pessoas carentes, ou com a atuação direta nas diversas comunidades, sempre com uma mensagem cristão que fazemos nossa obra. 

--------------------------------------------------------------------

Papa Francisco adverte católicos!

A fala do Papa Francisco à cerca do perigo que há em subestimar o Inimigo, ou dar interpretações equivocadas a aspectos das escrituras, nos quais há clareza sobre a existência e o papel do Inimigo, de Satanás (o acusador e mentiroso), alguns dos quais objeto de mensagens do próprio Jesus, é algo que não pode ser ignorado.

Papa Francisco, oportunamente nos lembra que não devemos descuidar do combate as "potências do mal", e não cair no engodo de muitos que tentam ignorar e menosprezar a ação do demônio!  E para tanto devemos ser vigilantes e orantes, como recomendou Jesus, confiando que Ele vencerá todo mal, mas que nós não podemos estar desatentos as nossas obrigações cristãs.  

Veja a fala do Papa no blog do Padre Paulo Ricardo em 11.10.2013

--------------------------------------------------------------------
02.10.2013  Um merecido reconhecimento!

Exemplos como os da irmã Angélique, nos ajudam a permanecer na esperança de que o homem é capaz de agir com bondade e servir ao próximo e a Deus. Que podemos superar nossos falhas e limitações e sermos capazes de seguir o que nos ensinou o mestre, Jesus Cristo. Precisamos de pessoas tocadas pelo Espírito Santo para pormos um fim nas misérias que atingem à todos, num mundo onde 01 (hum) em cada 08 (oito) habitantes passa fome.

Que surjam mais irmãs Angélique e parabéns pelo prêmio merecido!  O Congo é mais feliz com sua existência!
Irmã Angélique - Congo
--------------------------------------------------------------------
17.09.2013 
Acesse o link abaixo e conheça a rede social feita para nós católicos, navegue e interaja com irmãos em todo o Brasil.
Ecatholicus
--------------------------------------------------------------------
Papa Francisco, convoca cristãos a orar e jejuar!

Diante da grave crise humanitária na Síria, que a mais de dois anos sofre os efeitos de uma guerra civil sangrenta,  com forte interferência internacional que só tem levado a mais derramamento de sangue, numa região delicada.  Papa Francisco fez apelo por oração e jejum, e um pedido aos líderes de potências mundiais para fazer um verdadeiro esforço por uma solução pacífica para o conflito, e que abandonem a disposição pelo uso da força, mesmo numa possível confirmação de uso das condenáveis armas químicas.

A força militar só trará mais dor e sofrimento ao povo sírio, e a uma terra onde os cristãos sofrem muitas perseguições!  

Vamos todos nos unir pela paz no dia 07.09, e orar e jejuar como pede o Santo Padre.


Em tempos cada vez mais difíceis como nos advertiu o Senhor Jesus, devemos dar respostas cristãs aos problemas do mundo!  Amar e crer, orar e pedir a Deus por todos nós, em todas as partes do mundo, esse é nosso papel.

--------------------------------------------------------------------
Propostas de Francisco, retomando os exemplos de Cristo:

O Papa em diversas situações conclama os cristãos e o clero, a fazer de suas vidas um verdadeiro exemplo de evangelização, a agir com humildade e manifestar a fé no acolhimento dos que necessitam de Jesus, a sair de sua vida acomodada e em socorro dos pobres, dos idosos, das crianças em todos os lugares e fazer de fato uma obra cristã, atendendo suas carências e orando com ações e através da opção por estes.

Neste propósito nós usamos este meio de comunicação, para levar mensagens cristãs a todos que navegam pela internet, unindo-nos a outras iniciativas de ação evangelizadora, mas não só a distância, pois a nossa ação e a obra cristã também tem que se manifestar, em um contato direto com os que necessitam e são esquecidos por muitos, tem que se materializar em gestos de amor e fraternidade, no mínimo com a presença e uma palavra amiga, e em alguns casos reforçando outros exemplos e obras que elegem o próximo como maior beneficiário.


Abrigo Santa Rita DE Cassia Cassia
Abrigo Santa Rita de Cassia
Por isso, ampliando as muitas correntes de auxílio e ação fraterna e cristã, divulgamos um grande gesto e uma obra que certamente Deus abençoa, e sempre que possível engrossando as fileiras dos que contribuem para a manutenção desta.  Parabéns aos que trabalham no Abrigo Santa Rita de Cassia em Jaguarana Paulista - PE, parabéns ao padre Valdemir José da Silva da Paróquia Nsa. Sra. dos Prazeres, pela sua vocação e pela ação em prol do abrigo Santa Rita de Cassia.

Conheçam esta ação através do facebook, e segundo o relato da Arquidiocese de Olinda e Recife.


Ver amizade    

Informações e notícias sobre o abrigo, Arquidiocese de Olinda e Recife

Foto: Hoje estivemos com as vozinhas do abrigo Santa R|ita de Cassia, um dia de festa para nós e todos que visitaram os idosos desta casa abençoada, que acolhe quem a sociedade despreza.

O abrigo é mantido pela paróquia do Paulista, graças a disposição e ação do padre Valdemir José.

ESTAMOS REALIZANDO UMA CAMPANHA PARA AJUDAR O ABRIGO, COLABORE! ENTRE EM CONTATO CONOSCO!  BREVE POSTAMOS AS FOTOS DE HOJE!

http://www.arquidioceseolindarecife.org/2011/02/paroquia-mantem-abrigo-de-idosos-com-venda-de-materiais-reciclaveis/
Foto dos residentes no abrigo - Arquidiocese de Olinda e Recife

Aproveitamos para divulgar que nos solidarizamos com a campanha realizada através da página e do perfil no facebook, que pomos a seguir, e convidamos a todos a participarem, ou contatarem o abrigo diretamente através do facebook.  Ajudem eles precisam!

Projeto Jesus Recebe as Crianças
   
Vamos ajudar o abrigo Santa Rita de Cassia em Paulista PE
--------------------------------------------------------------------
De fato, é pela vontade de Deus!

O Papa Francisco não exagerou, e a vontade de Deus prevaleceu em meio as tantas necessidades e faltas que o mundo expõem, mas nós brasileiros fomos abençoados com o testemunho do início de grandes transformações na Igreja e no mundo.

Foto /reprodução de www.cancaonova.com
--------------------------------------------------------------------
Por que há tanta desinformação e críticas a PL 478/2007?

Pelo que podemos perceber nas inúmeras manifestações postadas na Internet, os que defendem o aborto e a cultura de morte, tentam criar um clima de desinformação para assim aumentar a rejeição ao Estatuto do Nascituro.


--------------------------------------------------------------------
Boa notícia, mais uma vitória rumo a aprovação final:

Estatuto do Nascituro é aprovado na Comissão de Finanças da Câmara - Cancao Nova 05.06
--------------------------------------------------------------------
Tudo sobre a Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013



Acompanhe no site oficial os preparativos e a programação, informações e muito mais sobre a visita do Papa Francisco ao Rio, veja em:

--------------------------------------------------------------------
Visite a página do Projeto Jesus Recebe as Crianças
Veja ação desenvolvida no Agreste de Pernambuco em 05.05.2013, quando foram entregues 31 cestas de alimentos, água, mensagem de fraternidade e 13 Bíblias de diversas publicações.  Confira em:

Ação no Agreste PE - São Caetano, parte I





Ação no Agreste PE - São Caetano, parte II




Lá você verá algo como na imagem abaixo:











1

--------------------------------------------------------------------
Ocorreu em 30.03.2013 no sábado durante a páscoa a Vigília Pascoal na Igreja de Nossa Senhora do Ó em `Pau Amarelo - Paulista PE.






Um momento lindo de celebração, e preparação para o Domingo de Páscoa!  Onde o louvor e a adoração ao Senhor se fez intensamente!



Vigília em Nossa Senhora do Ó 




Centenas de pessoas presentes no Sábado 30.03 em Pau Amarelo  - Paulista  PE



--------------------------------------------------------------------
Sexta, 05 de abril de 2013

NO PRÓXIMO DOMINGO É DIA DE NÓS BUSCARMOS OUVIR A JESUS. É DOMINGO DA DIVINA  MISERICÓRDIA! 
Que todos reservemos um momento de nossas vidas para um instante de muita graça em que Jesus derrama a misericórdia e cura nossas dores.

De acordo com o seu diário, escrito em 1934, a pedido de seu diretor espiritual, disse-lhe Jesus:

“Pinta uma imagem de acordo com o modelo que vês com a inscrição embaixo: ‘Jesus, eu confio em Vós!’ Desejo que esta imagem seja venerada primeiro na vossa capela e depois no mundo inteiro.” 

“Prometo que a alma que venerar esta imagem não perecerá. Prometo também a vitória sobre os inimigos já nesta terra, mas especialmente na hora da morte. Eu mesmo a defenderei com a minha própria glória.”

“Ofereço aos homens um recipiente com o qual deverá vir buscar graças na fonte da misericórdia. O recipiente é esta própria imagem com a inscrição: ‘ Jesus, eu confio em Vós!’”

A pedido de seu diretor espiritual, irmã Faustina perguntou ao Senhor qual era o significado dos dois raios que tanto se destacavam na imagem, no que Ele lhes respondeu:

“Os dois raios representam o sangue e a água. O raio pálido representa a água que justifica as almas, o vermelho representa o sangue, vida das almas. Ambos os raios saíram das entranhas da minha misericórdia quando, na cruz, o meu coração agonizante na morte foi aberto com a lança.”

“Estes raios defendem as almas da ira do meu Pai. Feliz aquele que viver sob a proteção deles, porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus.” 





--------------------------------------------------------------------

Padre Reginaldo Manzotti - boletim informativo semanal
Filhos e filhas,
Nesta quarta-feira (27) aconteceu na Praça São Pedro, no Vaticano, a última audiência pública do Papa Bento XVI. Assim, nesta quinta-feira (28), às 20h (horário de Roma e 16h no de Brasília), ele deixará o comando da Igreja e a Sé estará vacante. 
Muito se falou sobre a renúncia do Papa e muito ainda vai se falar, mas hoje quero partilhar com vocês alguns trechos dessa última audiência.
"Não abandono a cruz, mas permaneço de um modo novo, junto ao Senhor crucificado". Essa frase - de certa forma, uma resposta às críticas sobre a renúncia - revela todo o amor do Papa pela Igreja.
Outra citação que quero destacar é um exemplo de fé: "O Senhor nos doou tantos dias de sol e de leve brisa, dias no qual a pesca foi abundante; houve momentos também nos quais as águas eram agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja, e o Senhor parecia dormir. Mas sempre soube que naquela barca está o Senhor e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas é Sua. E o Senhor não a deixa afundar; é Ele que a conduz, certamente também através dos homens que escolheu, porque assim quis. Esta foi e é uma certeza, que nada pode ofuscá-la".
Com estas citações me remeto ao dia em que Bento XVI foi eleito, em 19 de abril de 2005, e proclamou a frase: Um humilde servo da vinha do Senhor. Foi um pontificado que começou com simplicidade e que não poderia terminar de outra forma, ou seja, com humildade, coragem e muito amor pela Igreja de Jesus Cristo. 
Por isso, especialmente hoje, faço um convite para que em suas orações peçam que o Espírito Santo ilumine a Igreja, o colégio cardinalício que entrará em conclave e todo o povo de Deus.

Deus abençoe, 
Padre Reginaldo Manzotti




--------------------------------------------------------------------
Opinião  e fé na ação do Espírito Santo
A renúncia do Papa Bento XVI anunciada na última semana e prevista para consumação em 28.02, ainda é motivo de muitas manifestações em todo o mundo.
Um ato de grandeza e de extremo desapego ao cargo, representado pelo gesto de humildade e total entrega a fé, deixando a cargo do Espírito Santo de Deus a condução de sua decisão pessoal e dos momentos futuros que devem se suceder a Igreja após  a sua renúncia.

O Papa mostrou que Deus opera verdadeiramente em nossa Igreja, primeiramente ao convocar para 2013 O Ano da Fé, que deve ser visto como um momento especial de nossa trajetória cristã, culminando com a alto crítica realizada e as recentes declarações, que mais do que um alerta é um chamado aos fundamentos e a unidade na fé na ação da Igreja, acrescidas  da entrega verdadeira que demonstrou o Papa aos desígnios de Deus e fiel cumprimento da vontade manifestada pelo Espírito Santo.

Em tempos de transformações profundas, onde os valores cristãos precisam ser reafirmados, e levados de maneira adequadas à todos que precisam, Bento XVI mostrou sensibilidade a mensagem de Deus, e abre a caminhada para a renovação da Igreja (não a quebra de valores ou a renúncia a verdade da Palavra), mas a necessidade de vitalidade, força e mais fé, sobre uma nova condução que caberá ao Espírito de Deus determinar através da inspiração ao Colégio de Cardeais, através da indicação de um nome associado a tarefa que Deus espera que a Igreja cumpra em sua plenitude.

O momento exige uma profunda reflexão e a retomada de nossa ação cristã com força, mas totalmente pautada em gestos profundos como os de Bento XVI, de humildade, consciência do servir e da transitoriedade de nossa presença, que deve está submetida sempre a ação do Espírito Santo, ao amor de Jesus e aos planos de Deus.  

Tudo se cumprirá e se dará pela vontade Deus, e confiantes devemos estar na sua presença e condução!

Vamos juntos caminhar pela Igreja do Senhor, firme na labuta, pela construção do Reino de Deus entre nós!
Informações do Vaticano
Missa das Cinzas, última celebração de Bento XVI: "Renovar a fé no Pastor Supremo: Cristo Senhor". "Superar divisões e rivalidades" - Radio Vaticano 13.02

Bento XVI - Radio Vaticano


--------------------------------------------------------------------
Papa Bento XVI em 06.01:
Durante celebração de uma missa no Vaticano, Papa Bento XVI pede que cristãos tenho coragem ante os ataques promovidos contra a Igreja pelo agnosticismo reinante.
Num trecho o papa diz:

"Qualquer um que vive e proclama a fé da Igreja está em muitos pontos fora de sintonia com a forma predominante de pensar", disse ele. "A aprovação da sabedoria predominante, no entanto, não é o critério a que nos submetemos".